Red Bull e futebol, uma relação em ascensão
- Victor Lima
- 13 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mai. de 2020
Como muitos sabem, a gigante empresa de bebidas Red Bull sempre teve uma participação ativa em diversas modalidades de esporte, como por exemplo na Fórmula 1 com as equipes RBR (Red Bull Racing) e STR (Scuderia Toro Rosso), e cada dia mais se aprofundando no futebol.
Hoje, a empresa possui 4 equipes ao redor do mundo, com projeção para ampliar essa quantidade nos próximos anos. A seguir, iremos apresentar brevemente cada uma das equipes já existentes que possuem os dois touros no comando.
RED BULL SALZBURG
A equipe austríaca, primeira a ser adquirida pela Red Bull, foi originada através do clube SV Austria Salzburg, fundado em 1933, que durante sua história passou por algumas alterações de nome até enfim se tornar Red Bull Salzburg, em 2005. Campeão nacional em 14 oportunidades, retornou a Champions na atual temporada 2019/2020, após 24 anos sem participação.

NEW YORK RED BULLS
Segundo clube a entrar para o grupo, o New York Red Bulls teve como origem o New York MetroStars, fundado em 1994 e adquirido em 2006. A equipe norte-americana, porém, não possui o mesmo sucesso das demais. Em 23 participações da MLS (Major Soccer League, a primeira divisão dos Estados Unidos), a melhor campanha foi em 2008, quando ficou com o vice campeonato.

RED BULL BRASIL / RED BULL BRAGANTINO
A trajetória dos touros no Brasil começou em 2007, quando surgiu o Red Bull Brasil com sede em Jarinu, São Paulo. Após o sucesso da equipe nas divisões de acesso do campeonato estadual, chegou a elite do futebol paulista em 2015, chegando em sexto lugar e conseguindo uma vaga para a série D do Campeonato Brasileiro.
Em 2019, firmou parceria com o Bragantino, tradicional equipe paulista, para disputar a série B nacional, competição em que sagrou-se campeão conseguindo a vaga para a elite do Campeonato Brasileiro.
Sendo assim, a Red Bull possui "dois braços" no futebol brasileiro: o Red Bull Bragantino, que é a equipe principal e disputa a primeira divisão estadual e nacional; e o Red Bull Brasil, que seria a equipe secundária formada apenas por jogadores sub-23 e disputa a série A2 do campeonato estadual.

RB LEIPZIG
A mais recente equipe a se juntar ao grupo talvez seja a que obteve maior sucesso em curto prazo. Em 2009, a Red Bull adquiriu o SSV Markranstädt, clube da quinta divisão alemã, transformando-o em RB Leipzig.
Na temporada 2016/2017 já integrava a Bundesliga, primeira divisão nacional, alcançando em sua primeira participação um vice campeonato e classificando-se para a Champions League.
Uma curiosidade: é a única equipe do grupo a não se apresentar com Red Bull compondo o nome. Isso porque devido a legislação alemã, patrocinadores não podem "batizar" os clubes. Qual foi a solução encontrada? Adotar um nome em que pudesse utilizar a sigla RB, sendo registrado então como RasenBallsport Leipzig, que em tradução literal significa "esporte com bola sobre a grama".

Commentaires